MOBY DICK
Dizer que se trata de uma história de caça à baleia em que o capitão Ahab procura vingar-se de um primeiro encontro com o monstro que lhe arrancara uma perna é demasiado simplista. Este livro, como todas as grande obras, tem uma multiplicidade assombrosa de leituras.
Harold Bloom, conhecido crítico literário americano, tem grande paixão por este livro que considera a epopeia da América. "Moby Dick é o paradigma ficcional do sublime americano" - escreve no seu "Como ler e porquê", (Ed. Caminho, 2001).
O capitão Ahab é o herói-vilão trágico que arrasta para a morte a tripulação do seu navio, o Pequod. Mas ela, se o pressente, não recua, porque a morte é apenas uma possibilidade remota. A vida é uma viagem e nunca sabemos a duração dela - tal como a tripulação do velho baleeiro. A viagem do Pequod acaba por ser longa e aventurosa, como a vida dos velhos. Embora saibamos que o fim é inevitável, mantemos a esperança de que algo sobreviva - e o mesmo sucede com a tripulação. E isso acontecerá, deixando ao leitor uma porta aberta para a esperança ou para a eternidade.
Será Ahab a personagem central? Não sei e esse desconhecimento é, para mim, o grande fascínio deste livro. O velho capitão está presente mas distante como horizonte de um destino ameaçador. Ismael, o jovem narrador, é que está perto de nós e o seu desejo ingénuo de aventura protege-nos do terror de nos encontrarmos face a face com o homem da perna mutilada. Desde os primeiros capítulos, em que nos confessa as suas manias e nos leva à estalagem misteriosa onde se vê deitado na cama com um índio tatuado e aterrorizador, tornamo-nos cúmplices do seu embarque no Pequod e vamos acompanhá-lo até ao fim. Embarcamos com ele e não temos alternativa senão seguir pelos mares sem fim, participar nas perigosas caçadas às baleias, aprender as manhas da vida a bordo, conhecer os caracteres fascinantes do pequeno cosmo humano da tripulação.
É célebre o primeiro parágrafo de Moby Dick:
Tratem-me por Ismael. Há alguns anos — não interessa quando — achando-me com pouco ou nenhum dinheiro na carteira, e sem qualquer interesse particular que me prendesse à terra firme, apeteceu-me voltar a navegar e tornar a ver o mundo das águas. É uma maneira que eu tenho de afugentar o tédio e de normalizar a circulação. Sempre que sinto um sabor a fel na boca; sempre que a minha alma se transforma num Novembro brumoso e húmido; sempre que dou por mim a parar diante de agências funerárias e a marchar na esteira dos funerais que cruzam o meu caminho; e, principalmente, quando a neurastenia se apodera de mim de tal modo que preciso de todo o meu bom senso para não começar a arrancar os chapéus de todos os transeuntes que encontro na rua — percebo então que chegou a altura de voltar para o mar, tão cedo quanto possível. É uma forma de fugir ao suicídio. Onde, com um gesto filosófico, Catão se lança sobre a espada, eu, tranquilamente, meto-me a bordo. E não há nisto nada de extraordinário. Embora inconscientemente, quase todos os homens sentem, numa altura ou noutra da vida, a mesma atracção pelo oceano.
Aos "Viajantes" destas "Viagens com Palavras" deixo o convite: aventurem-se a ir com Ismael. Eu vou convosco.
Uma obra que permanece no nosso imaginário_ forças se confrontando e a certeza de que somos caçados tal como Moby Dick ... essa é uma aventura que também gostaria de ir contigo,
ResponderEliminarAmanhã lá estarei para iniciar esta viagem que reconheço ser novidade para mim.
ResponderEliminarJoaquim Cosme