domingo, 26 de maio de 2013

DAR CONTA E DESAFIAR


23ª SESSÃO                                                                                                           23 MAIO 2013



Gravura inserta no livro A FORMOSA LUSITÂNIA




Muito sucintamente: nesta sessão foi apresentado o livro A FORMOSA LUSITÂNIA e lidos alguns excertos.

Naturalmente, fez-se a contextualização da obra no tempo político português em que que foi escrita: o período da Regeneração, a partir de 1851, caracterizado pela acalmia política e abrandamento da conflitualidade que tivera o auge nos anos 1832/34 com a Guerra Civil.

Referiu-se  também o Fontismo, a propósito do ano de 1873, em que a autora visitou Portugal. Desde 1871 que Fontes Pereira de Melo chefiava o Governo e iniciara um ambicioso programa de obras públicas.

A parte final da sessão foi ocupada com a resposta a um pequeno questionário destinado a avaliar o que se fez ao longo do ano e o eventual interesse em continuar no próximo ano.

No final, pedi que a última sessão, que será no próximo dia 30 de Maio, seja ocupada pelos participantes com a apresentação de um livro à escolha de cada um, referindo a razão da escolha e transmitindo o que acham de interessante nesse livro.

Aqui fica o desafio: tragam um livro de que gostem muito e expliquem a razão desse gosto.

E não se esqueçam da inscrição no Passeio / visita a Ìlhavo, que será em 18 de Junho.

Obrigado.

1 comentário:

  1. Já me inscrevi para ir a Ílhavo e já escolhi um livro para a última aula.
    Joaquim Cosme

    ResponderEliminar