domingo, 31 de março de 2013

UM GRANDE CLÁSSICO DA LITERATURA UNIVERSAL

MOBY DICK




Dizer que se trata de uma história de caça à baleia em que o capitão Ahab procura vingar-se de um primeiro encontro com o monstro que lhe arrancara uma perna é demasiado simplista. Este livro, como todas as grande obras, tem uma multiplicidade assombrosa de leituras.
Harold Bloom, conhecido crítico literário americano, tem grande paixão por este livro que considera a epopeia da América. "Moby Dick é o paradigma ficcional do sublime americano" - escreve no seu "Como ler e porquê", (Ed. Caminho, 2001).

O capitão Ahab é o herói-vilão trágico que arrasta para a morte a tripulação do seu navio, o Pequod. Mas ela, se o pressente, não recua, porque a morte é apenas uma possibilidade remota. A vida é uma viagem e nunca sabemos a duração dela - tal como a tripulação do velho baleeiro. A viagem do Pequod acaba por ser longa e aventurosa,  como a vida dos velhos. Embora saibamos que o fim é inevitável, mantemos a esperança de que algo sobreviva - e o mesmo sucede com a tripulação. E isso acontecerá, deixando ao leitor uma porta aberta para a esperança ou para a eternidade.

Será Ahab a personagem central? Não sei e esse desconhecimento é, para mim, o grande fascínio deste livro. O velho capitão está presente mas distante como horizonte de um destino ameaçador. Ismael, o jovem narrador, é que está perto de nós e o seu desejo ingénuo de aventura protege-nos do terror de nos encontrarmos face a face com o homem da perna mutilada. Desde os primeiros capítulos, em que nos confessa as suas manias e nos leva à estalagem misteriosa onde se vê deitado na cama com um índio tatuado e aterrorizador, tornamo-nos cúmplices do seu embarque no Pequod e vamos acompanhá-lo até ao fim. Embarcamos com ele e não temos alternativa senão seguir pelos mares sem fim, participar nas perigosas caçadas às baleias, aprender as manhas da vida a bordo, conhecer os caracteres fascinantes do pequeno cosmo humano da tripulação.

É célebre o primeiro parágrafo de Moby Dick:


Tratem-me por Ismael. Há alguns anos — não interessa quando — achando-me com pouco ou nenhum dinheiro na carteira, e sem qual­quer interesse particular que me prendesse à terra firme, apeteceu-me voltar a navegar e tornar a ver o mundo das águas. É uma maneira que eu tenho de afugentar o tédio e de normalizar a circulação. Sempre que sinto um sabor a fel na boca; sempre que a minha alma se trans­forma num Novembro brumoso e húmido; sempre que dou por mim a parar diante de agências funerárias e a marchar na esteira dos funerais que cruzam o meu caminho; e, principalmente, quando a neurastenia se apodera de mim de tal modo que preciso de todo o meu bom senso para não começar a arrancar os chapéus de todos os transeuntes que en­contro na rua — percebo então que chegou a altura de voltar para o mar, tão cedo quanto possível. É uma forma de fugir ao suicídio. On­de, com um gesto filosófico, Catão se lança sobre a espada, eu, tran­quilamente, meto-me a bordo. E não há nisto nada de extraordinário. Embora inconscientemente, quase todos os homens sentem, numa al­tura ou noutra da vida, a mesma atracção pelo oceano.


Aos "Viajantes" destas "Viagens com Palavras" deixo o convite: aventurem-se a ir com Ismael. Eu vou convosco.


2 comentários:

  1. Uma obra que permanece no nosso imaginário_ forças se confrontando e a certeza de que somos caçados tal como Moby Dick ... essa é uma aventura que também gostaria de ir contigo,

    ResponderEliminar
  2. Amanhã lá estarei para iniciar esta viagem que reconheço ser novidade para mim.
    Joaquim Cosme

    ResponderEliminar