quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

13ª e 14ª SESSÕES - 7 / 21 FEVEREIRO 2013








13ª SESSÃO - 7 Fev.


LUÍS DE CAMÕES

              . à maneira de um herói homérico?
              . o que se sabe da sua vida?
              . qual o contexto histórico em que viveu?

QUAL PREFERIMOS? O ÉPICO OU O LÍRICO?

              . «As armas e os barões assinalados...»
              . «Alma minha gentil que te partiste...»
              . «Estavas linda Inês posta em sossego...»



14ª SESSÃO - 21 Fev.

A GRANDE VIAGEM

              . A despedida na "praia das lágrimas"... (O velho do Restelo)
              . Os perigos... (O Adamastor / O Mostrengo )

A CHEGADA
                . « (...) achar em Portugal
                  este país que se perdeu de mar em mar»


2 comentários:

  1. Estou a gostar imenso destas aulas e agora até estou a reler obras de Camões para poder acompanhar melhor.
    E quando o professor Moedas Duarte lê algum texto lembro-me sempre de João Vilaret.
    Joaquim Cosme

    ResponderEliminar
  2. Credo! - amigo viajante Joaquim Cosme! Não exagere!
    Agora a sério: o gosto maior deve ser meu, que não sei como agradecer a atenção e a simpatia com que os viajantes me acompanham.

    Obrigado!

    ResponderEliminar