terça-feira, 29 de janeiro de 2013

UM BOM LIVRO DE INICIAÇÃO






 É uma obra muito útil para abordar de forma rigorosa e bem sustentada um conjunto de livros básicos para a nossa cultura. Pode ler-se na contra-capa:


«BREVE APRESENTAÇÃO

A presente obra consubstancia a memória perene do projecto 10 Livros Que Mudaram o Mundo realizado na Biblioteca Muni­cipal de Oeiras.
Tendo por objectivo promover a ideia de que o livro, enquanto repositório do saber e da memória colectiva, pode ser um instru­mento de transformação do mundo, o projecto 10 Livros Que Mudaram o Mundo, foi concretizado através da realização, ao longo de 2004, de um conjunto de dez conferências que puderam contar com a colaboração de reputados especialistas nacionais.
A tarefa de selecção dos dez livros que iriam ser abordados e a indicação dos respectivos conferencistas foi atribuída a uma Comissão Científica, presidida pelo Sr. Vereador da Cultura e Juventude da Câmara Municipal de Oeiras (Jorge Barreto Xavier), que reuniu personalidades ligadas às principais instituições científicas, académicas e culturais do Concelho de Oeiras, para além de dois convidados a título individual. Dando sequência às escolhas da Comissão Científica foram realizadas dez confe­rências para abordar não dez mas onze livros:

Breve História do Tempo, de Stephen Hawking
Conferência por Carlos Fiolhais

O Príncipe, de Nicolau Maquiavel
Conferência por Adriano Moreira

A Interpretação dos Sonhos, de Sigmund Freud
Conferência por Carlos Amaral Dias

Manifesto do Partido Comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels
Conferência por José Pacheco Pereira

Odisseia, de Homero
Conferência por Frederico Lourenço

A Origem das Espécies, de Charles Darwin
Conferência por Luís Vicente

A República, de Platão
Conferência por José Trindade Santos

A Riqueza das Nações, de Adam Smith
Conferência por José Luis Cardoso

0 Erro de Descartes, de António Damásio
Conferência por A. Gonçalves Ferreira

Bíblia e Alcorão
Conferência por Armindo dos Santos Vaz, David Munir e Esther Mucznik

Todas as sessões contaram com uma participação muito signi­ficativa e entusiasta por parte do público que, para além de assistir às conferências, pode usufruir dos materiais de apoio produzidos para o efeito (Guiões de Leitura e Dossier do Professor). A presente obra reúne precisamente os textos produzidos pelos conferencistas e os materiais de apoio. Assim sendo, torna-se possível que todos aqueles que assistiram as sessões possam agora usufruir da versão completa das conferências e dos guiões.
Gostava de terminar deixando aqui um conjunto de agradeci­mentos. Começo por um agradecimento à Fundação Calouste Gulbenkian. 0 projecto 10 Livros Que Mudaram o Mundo foi candidatado pela Câmara Municipal de Oeiras ao Programa de Apoio a Projectos de Promoção da Leitura em Bibliotecas Públicas da Fundação Calouste Gulbenkian, tendo sido aprovado e apoiado financeiramente. Este apoio financeiro foi decisivo para a elevada qualidade com que o projecto foi concretizado.



Gostava também de agradecer a todos os que estiveram direc­tamente envolvidos no projecto. Aos membros da Comissão Científica: Aline Bettencourt (Fundação Marquês de Pombal); Fernando Pinto do Amaral (Faculdade de Letras de Lisboa); Mafalda Lopes da Costa (Directora da Revista Ler); Paulo Costa (Reitor da Universidade Atlântica); Sérgio Gulbenkian (Instituto Gulbenkian de Ciência).
Aos conferencistas: Carlos Fiolhais, Adriano Moreira, Carlos Amaral Dias, José Pacheco Pereira, Frederico Lourenço, Luís Vicente, José Trindade Santos, José Luís Cardoso, António Gonçalves Ferreira, Armindo Vaz, David Munir e Esther Mucznik.»
(Texto da Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Teresa Pais Zambujo)

..................................................................................

Para o que nos interessa agora, chamo sobretudo a atenção para a conferência sobre a Odisseia, proferida por Frederico Lourenço, bem como para o dossier inserto na segunda parte do livro, com diversos textos, websites e bibliografia sobre Homero e as suas obras.

Ver um pequeno excerto na PÁG. 3


Sem comentários:

Enviar um comentário